Idealizado por Diego Anastácio, renomado maestro carioca durante a pandemia em 2020, o projeto Melodias da Arte tem o objetivo de celebrar a cultura urbana com música clássica fazendo um mix de ritmos e mostrando a força da cultura Brasileira.
O projeto visa também promover um debate social através de rodas de conversas sempre buscando trazer aso jovens uma solução e também conscientização sobre os dilemas sociais enfrentados por eles.
São ministradas aulas de música , além de rodas de argumentação social a jovens que possuem limitado acesso à cultura e oportunidades na área artística.
Diego promove oficinas de música integrativas, essas oficinas tem como objetivo abrir aos jovens periféricos e de baixa renda novas possibilidades de desenvolvimento pessoal, mostrando caminhos possíveis fora do crime e do subemprego, fazendo-os entender que depende apenas deles trilhar um futuro de sucesso dentro da arte.
As oficinas servem para tirar das ruas os jovens de bairros com altos índices de violência e baixo poder aquisitivo, do Rio de Janeiro e São Paulo, e mantê-los em um ambiente saudável, inclusivo e acolhedor, com a grande oportunidade de fazer isso dentro de sua zona de conforto, que é a música clássica e erudita, estilos pouco acessíveis que são geralmente apresentados em teatros e salas de culturas com público pagante.
Por outro lado, as rodas de argumentação social os colocarão de frente para a realidade de onde vivem, forçando-os a sair de sua zona de conforto ao trazer temas sensíveis à tona, onde espera-se que eles disseminem com suas famílias, amigos e vizinhança ideias e soluções.